Efeito Espelho



Já se deparou com você condenando algo que você faz frequentemente? Eu já, várias vezes.
Criando uma imagem distorcida de si mesmo se olha, mas não vê realmente.

Acontece simples assim, você vê no outro seus próprios erros, que de alguma forma não concorda mas tem. Acaba transferindo ao outro de maneira as vezes brutal, algo que condena terminantemente. 

Estranho? Nem tanto, vá a frente ao espelho, aquele grande que mostra seu corpo todo, agora concentre-se em seus olhos, sim fixe em seus olhos profundamente, e comece uma conversa sincera com você mesmo sem desviar o olhar, difícil eu sei. 

É assim que acontece quando deparamos com alguém que faz o que não gostamos em nós, estamos diante do espelho.
Sempre estamos cometendo os mesmos erros, criticar os outros ou esperar deles atitudes diferentes das nossas.

Se você perguntar a mim o que acho direi que esse maldito orgulho que é o topo dos males humano, vem derrotando milhões de pessoas, lares são desfeitos, pais e filhos não convivem em harmonia, chefes com subalternos.

A fraternidade, compaixão, amor se perdem a cada dia. E por quê?

Por causa do orgulho, porque diante de uma situação é sua vontade, você que tem de prevalecer, abrir espaço para o outro causa furor por que sempre achamos que estamos sendo prejudicados, isso é de lei. 

'As vezes acordamos e conseguimos concertar, 'as vezes não.
Novamente a pergunta que não quer calar, como posso acertar mais e ser menos orgulhoso, consequentemente menos egoísta, egocêntrico, narcista?

A resposta é simples, a prática nem tanto. Precisamos exercitar o amor, começando pelo amor próprio, ai vem você e me questiona, isso não é orgulho? Não, com toda certeza.

Amar-se não é de forma alguma endeusar-se, amar-se é  respeitar, se cuidar, criar em torno de si um clima de harmonia com você mesmo. Cultivando bons amigos, bons relacionamentos, ter boa convivência com outros mais próximos. Cercando os de seus círculos com tratamentos de carinho, afeto, respeitando o espaço do outro assim como quer ser respeitado.

Lidando com cada um como se fosse você mesmo.
Sim porque você não gostaria de estar com fome e ao chegar em casa sua porção da comida preferida tive sido comida por outra pessoa. 

Você com certeza não vai gostar de ao estar assistindo algo na tv outro chegue e mude o canal sem sua permissão, ou que falem alto ou façam barulho enquanto você dorme, que tratem você com falta de carinho, usem palavras ásperas, que te critiquem ou menosprezem diante a outras pessoas, enfim inúmeras outras situações podem ocorrer e você não gostaria, mas por que você faz com outros?

Vamos acordar, você e eu não somos o centro do universo, a inúmeras outras coisas mais importantes do que nós. Somos um grão de areia, nossos desejos e necessidade devem de ser respeitadas, mas... não tem de ser idolatradas.

Paremos com o péssimo habito de o que eu faço é certo, mas o que você faz (mesmo que seja a mesma coisa) é errado.
É capaz de criticar o outro por ele ser viciado em algo e você, não tem nenhum vicio com certeza!

Você diz ao seu filho que ele tem que se alimentar de forma saudável, mas você não se alimenta de forma saudável, você diz a seu filho que ele tem de dormir na hora certa porque o corpo necessita, mas você não dorme, beber faz mal, mas como você bebe socialmente ai pode, ser viciado em vídeo game seu filho não pode mas você pode, afinal você é "adulto"... somos hipócritas e orgulhosos. 

Meu Deus quando iremos tirar a trave de nossos olhos e amar ao nosso próximo de maneira absoluta?
Quantos maus exemplos, quantas distorções de valores, onde estamos na evolução?

Meu amigo você que agora está ia lendo esse texto, me diga só no dia de hoje como tratou seu semelhante, você sabe dar amor aos que te cercam e o mais importante sabe se dar amor?

Namastê!

Significado de Indulgência

s.f. Facilidade em perdoar os erros dos outros: mostrar indulgência.
Clemência, tolerância.
Indulto, perdão

0 comentários:

Postar um comentário